quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Racismo até no futebol

Eu estava vendo notícias relacionadas a futebol e fiquei pasmo com essa notícia.

Racismo: já passou da hora de alguém fazer alguma coisa

Mais uma vez um jogador negro é ofendido por torcedores racistas na arquibancada. Ontem o atacante italiano Mario Balotelli foi vítima dessa atitude inominável por parte da torcida romena no amistoso em que as duas seleções empataram em 1 a 1, na Áustria.

Balotelli, que hoje atual no Manchester City, já passou por essa situação constrangedora e humilhante algumas vezes quando defendia o Inter de Milão. Outros jogadores negros continuam sendo obrigados a conviver com isso por causa da complacência das autoridades (esportivas e governamentais). Recentemente, o camaronês Eto'o ameaçou abandonar o campo num jogo do Inter de Milão pelo Campeonato Italiano por causa disso. Até quando será assim?
Basta! E como bem lembraram os leitores nos comentários, não é apenas a discriminação racial que deve ser combatida (no futebol e fora dele) e sim qualquer tipo de intolerância, seja de fundo religioso, sexual, raça, nacionalidade, o que for.

Hoje o meia brasileiro Kaká, que foi rival de Balotelli quando atuava pelo Milan, prestou solidariedade ao colega. E foi contundente em sua mensagem, enviada via Twitter: "Novamente um jogador foi vítima de racismo. Isso aconteceu ontem com Balotelli. Mesmo sendo a minoria, isso tem que acabar", reclamou o craque do Real Madrid, que ainda se recupera de uma cirurgia no joelho.

Quem sabe se com a ajuda e a indignação de jogadores realmente importantes no mundo do futebol essa praga possa acabar. Mas não é o que vemos. Solidariedade é algo raro nos gramados. Não adianta apenas Eto'o deixar o jogo como protesto. Por que seus colegas de time não fazem o mesmo? Por que a equipe da torcida racista não pode ser punida (de verdade)? Não apenas com uma multinha qualquer. Tem que perder pontos no campeonato. Ser suspenso de competições. Torcedor mal-educado e encrenqueiro só aprende de um jeito: vendo sua equipe se dar mal por sua causa.

Daqui do nosso cantinho, o
Planeta que Rola continuará demonstrando, sempre que necessário, sua indignação contra essa covardia. E isso serve também para jogadores racistas. E não me venham com essa de que dentro de campo vale qualquer coisa: o futebol faz parte do mundo real, não é uma 'sociedade a parte', com regras próprias. Não lembro se as palavras foram exatamente essas mas a ideia central sim. Recentemente o advogado do zagueiro americano Onyewu foi certeiro ao analisar o problema: 'Quando um jogador ofende o outro de forma racista, ele só faz isso porque sabe que o adversário não poderá se defender nos mesmos termos'. Em outras palavras, covardia pura. E isso tem que acabar no futebol mundial.


"O racismo nos dias de hoje está até no futebol,é um absurdo o jogador faz lá o seu trabalho e ainda recebe preconceito,isso é inaceitável. E o pior as vezes esse preconceito é feito pela própria torcida.Eu acho que se houver esse preconceito dentro ou fora do campo a torcida ou pessoa racista deveria ser punida rigidamente,pois não existe ninguém superior a ninguém e não podemos discriminar as pessoas por meio de cor,religião,peso,origem...Esse exemplo com o jogador Baloteli não é o primeiro,existiu muitos outros: de jogador para outro jogador...até de tecnico com jogador já aconteceu.E isso prova que o preconceito de modo geral está em todos os lugares,seja no rua ,escola ou em um campo de futebol.

É impressionante,estamos em pleno século XXI e ainda exista essa grande quantidade de preconceitos em todos os lugares, seja um país desenvolvido como os EUA,seja um país pobre como os da África.Em todos esses lugares ainda ocorrem preconceitos e dificilmente o Estado recorre ao tribunal para fazer a justiça devida.

E você caro leitor que leu essa crítica, reflita se existe um amigo seu que está fazendo esse tipo de racismo com outra pessoa,fale com ele para ele parar,pois se para ele pode ser engraçado,talvez para o outro não.Esse mínimo ato que você está a fazer vai ajudar cada vez mais a ajudar o mundo a deter o RACISMO."


LUÍS HENRIQUE MACHADO(LUISINHO)


Um comentário: